Matérias e Artigos
O que é um Endocrinologista?
O endocrinologista é um médico especialista nas doenças que afectam as glândulas endócrinas. Estas doenças são, com frequência, complexas e envolvem vários aparelhos e sistemas do seu organismo.
O que é o sistema endócrino?
O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna (libertam hormonas no sangue). Estas hormonas são substâncias que ajudam a controlar as actividades do organismo, nomeadamente a reprodução, o metabolismo (utilização dos alimentos e eliminação dos desperdícios), o crescimento e desenvolvimento, assim como controlam a resposta a certos estímulos ambientais.
As glândulas endócrinas incluem tiróide, paratiróides, pâncreas, ovários, testículos, supra-renais, hipófise e hipotálamo.
O que fazem os endocrinologistas?
Os endocrinologistas são treinados para conhecer e tratar os problemas hormonais e restabelecer o equilíbrio do sistema endócrino. Os endocrinologistas também realizam investigação básica para compreender o funcionamento e os problemas das glândulas. Por sua vez, investigação clínica permite desenvolver melhores formas de diagnosticar e tratar as doenças desta área, nomeadamente:
· diabetes
· doenças da tiróide
· doenças do metabolismo
· menopausa
· osteoporose
· hipertensão arterial
· dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos)
· infertilidade e contracepção
· baixa estatura/alterações do crescimento
· tumores benignos e malignos das glândulas
· outros distúrbios hormonais
Alimentação x Insônia
A realidade dos tempos de hoje como: violência, dificuldades financeiras, cobranças no ambiente de trabalho e etc; Enfim, como não ser acometidos com as doenças psicofisiológicas, muito conhecida por nós: a ansiedade e a depressão. Estas perturbam na grande maioria da população - na hora de dormir; com a: Insônia.
A temida insônia, promove a incapacidade de iniciar a dormir ou até mesmo manter sono; é capaz de deixar o indivíduo em estado de vigília durante toda a noite, e consequentemente, prejudicando em suas atividades diárias, como: lentidão nos movimentos, no raciocínio e também grande fator de riscos em acidentes de trabalho. Além de profissionais com atividades realizadas em turnos alternados.
Portanto, para todas as situações citadas é importante atentar a uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e substâncias que facilitem o sono, além da digestibilidade. Seguem as dicas:Evitar:
1) Excesso de alimentos (próximo a hora de deitar);
2) Preparações gordurosas;
3) Bebidas estimulantes (no período noturno);
4) Refrigerantes do tipo cola, e guaraná;
5) Café, capuccino;
6) Chá preto, chá mate;
7) Guaraná natural;
8) Excesso de carnes (aves, bovina e suína);
Preferir:
1) Chás de ervas: erva-doce, alface, camomila, capim-limão, maçã;
2) Preparações mornas e de pouca quantidade: caldos, sopas, mingaus;
3) Leite morno;
Lembrando, que são dicas e fáceis e simples a serem seguidas. Entretanto, sintomas que manifestam a longo prazo (insônia a 1 mês, irritabilidade e outros), busque a um profissional para melhor orientação.
Bons sonhos!!!!
Vamos nos livrar da gripe?
O micro-organismo que provoca a doença vive se modificando para infectar o homem e, muitas vezes, acerta em cheio. Diante das preocupações que um novo tipo do vírus desperta, SAÚDE! revela o que os cientistas têm feito para nos proteger dessa recorrente ameaça
Enquanto as autoridades e os médicos tomam providências para conter o avanço da doença apelidada de gripe suína, os cientistas não medem esforços para descobrir meios de derrotar todas as facetas do influenza, o micro-organismo camaleônico que causa febre e até mortes. Mas a pergunta que não quer calar é: vamos um dia ficar livres para sempre do intruso?