Aplicação de varizes
A aplicação de varizes é um dos tratamentos mais utilizados para a sua eliminação. Cientificamente chamado de escleroterapia a laser ou escleroterapia química, este tratamento é indicado para eliminar as varizes de pequeno e de médio calibre.
O médico cirurgião vascular ou angiologista deverá aplicar uma injeção com um líquido esclerosante diretamente nas varizes. Quando utiliza-se a glicose, o resultado é visto dentro de algumas horas, e quando utiliza-se o laser ou a escleroterapia com espuma, os resultados podem ser rapidamente observados.
A escleroterapia serve para eliminar desde as micro varizes até as varizes de até 2 mm, sendo muito eficaz. Porém nas maiores pode-se ter que recorrer à cirurgia para varizes, por ser mais eficaz.
A aplicação para varizes pode ser realizada 1 vez por semana, e o número de sessões vai depender da quantidade de varizes tratadas.
Após as aplicações, recomenda-se não expor-se ao sol para evitar manchas marrons na pele, e usar meias de compressão elástica, tipo Kendall, nas duas pernas durante pelo menos 2 meses após acabar o tratamento.
Estas meias devem ser colocadas de manhã, antes do indivíduo levantar-se da cama e só deve ser retirada para o banho e para dormir.
Após as sessões pode-se sentir dor e desconforto, e para diminuir a sua intensidade os analgésicos são indicados e os anti-inflamatórios são contraindicados.